Evento Leite SDR2

Elevar a produção de leite da Bahia, atrelada sempre à sanidade animal e qualidade da matéria-prima. Esse foi o posicionamento do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, no 1º dia do Seminário sobre a Cadeia Produtiva do Leite da Agricultura Familiar do Estado da Bahia, que teve início na última segunda-feira (04) e seguiu até o final do dia de ontem (05), na sala de reuniões da Pousada Central, município de Feira de Santana.

O evento que reuniu cerca de 200 pessoas, entre representantes dos governos estadual e federal, sociedade civil e produtores de leite dos diversos Territórios de Identidade baianos, além de parlamentares da Câmara estadual e federal, tem como objetivos divulgar as políticas públicas para a cadeia produtiva do leite da agricultura familiar, promover a troca de experiências exitosas de produção e comercialização e elaborar um diagnóstico rápido e participativo, além da elaboração de um planejamento, que irá nortear os dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nos investimentos dos próximos cinco anos.

Na tarde de ontem, os participantes tiveram a oportunidade de se informar sobre a Instrução Normativa nº 62, de 29 de dezembro de 2011, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que regulamenta a produção, identidade, qualidade, coleta e transporte do leite tipo A, leite cru refrigerado e leite pasteurizado. “A IN 62 altera basicamente o cronograma que rege os parâmetros de qualidade do leite. Dessa forma, espera-se que a Bahia e o Brasil assegurem melhor alimento à população. Para isso, todos os elos da cadeia devem estar integrados no esforço comum de produzir leite com qualidade”, informou o coordenador do Programa de Segurança e Qualidade dos Produtos Lácteos da ADAB, Adilson Pinheiro.

"Atualmente, o Estado está importando mais de 300 mil quilos de leite, pois a produtividade baiana é de cerca de um milhão e 200 mil quilos de leite, para um consumo que chega a um milhão e 500 mil quilos. Está sendo constituído um ambiente que irá possibilitar, a partir da escuta das demandas e arranjo das ofertas institucionais de governo, o aumento da produção de leite na Bahia", esclareceu o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, ressaltando que esse evento marcou o início da configuração de um arranjo institucional estratégico de governo, com capacidade para elevar a produtividade de leite na Bahia, com potencial de consumo no próprio estado.

O diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Abastecimento Rural (CAR), Wilson Dias, apresentou o projeto Bahia Produtiva, que será o principal responsável pelas ações voltadas para o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite. Ainda na programação do evento, os participantes tiveram a oportunidade de se informar sobre políticas públicas para o setor, a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos na Bahia (PAA Leite/BA).

Participaram também o secretário da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Geraldo Reis, o superintendente da Agricultura Familiar (SUAF), Marcelo Matos, o superintendente de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Almeida Júnior. O evento foi realizado pela SDR, através de uma parceria entre a CAR, SUAF e União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes/Bahia), com apoio do Sebrae.

Assessoria de Comunicação da ADAB e SDR/CAR

Tel/Fax: 71. 3116-8461