Lançamento Plano Matopiba 02 FACELançamento Plano Matopiba 01 FACE

Enquanto no Brasil a produção cresce 5% ao ano, no Matopiba cresce 20%, e hoje já representa 10% da produção nacional.

O Ministério da Agricultura vai oferecer assistência técnica às propriedades rurais e cursos de capacitação aos 4 mil agricultores para o desenvolvimento da região que mais cresce em produção de grãos do Brasil. Ontem (15), a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o governador da Bahia, Rui Costa, realizaram o lançamento do plano no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, com a presença do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, representando o Secretário de Agricultura, Paulo Câmera, como a força do agronegócio no Estado.

Segundo a ministra, as prioridades do plano são a oferta de assistência técnica mensal nas propriedades rurais e a realização de cursos de capacitação e qualificação dos produtores, a fim prepará-los ainda mais para a gestão no campo. “O Ministério da Agricultura vai levar, por intermédio do plano, informação, tecnologia e qualificação para melhorar a performance do produtor rural e criar ferramentas para que ele consiga retorno financeiro”, reforçou a Kátia Abreu. Ela também anunciou a doação de nove tratores aos municípios baianos e a aquisição, pelo Ministério da Agricultura, de uma perfuratriz e de um caminhão que ficarão à disposição da Superintendência Federal de Agricultura da Bahia.

O governador Rui Costa disse que este plano vem justamente para expandir a produtividade, por meio da pesquisa e da inovação, priorizar a infraestrutura e aumentar a renda dos produtores, reforçando a importância do trabalho da ADAB no combate às pragas que atingem as lavouras, ocasionando perda de produtividade. O diretor-geral da ADAB, Oziel Oliveira, esclareceu que os produtores ainda sofrem com a presença de pragas, a exemplo da Lagarta Helicoverpa armígera e do Bicudo do Algodoeiro. “A fitossanidade é de extrema relevância para gerar crescimento para a produção, por isso, o cumprimento das medidas de controle de pragas precisam ser cumpridas, e quem sabe conseguimos erradicar o Bicudo na região”, esclareceu Oziel. O presidente da Embrapa, Maurício Lopes, ressaltou que a pesquisa e inovação irão alavancar a atividade agrícola e combater barreiras sanitárias.

Durante a solenidade, os prefeitos baianos ainda assinaram um termo de adesão às metas que vão compor o programa nacional voltado à ampliação e o fortalecimento da classe média rural. O evento, realizado no Centro de Treinamento Regional do SENAR, em Luis Eduardo Magalhães (BA), foi prestigiado por mais de 350 pessoas, e teve a presença do secretário de Planejamento do Estado e vice-governador da Bahia, João Leão, além de prefeitos de municípios próximos, parlamentares, presidentes de sindicatos rurais e de entidades classistas da região.

Escoamento

Kátia Abreu também falou sobre a questão do transporte da produção agrícola no estado. De acordo com ela, a Bahia tem uma demanda muito forte pela revitalização da BR-020, que tem 460 quilômetros sem asfalto. “Essa é a grande artéria que vai irrigar o abastecimento dos estados do Nordeste. Temos uma grande produção na região e o que precisamos é viabilizar e melhorar o escoamento até os mercados consumidores. Com o Matopiba e o apoio dos governadores e dos produtores, pretendemos realizar um levantamento dos projetos de todas as obras para fazer concessões ou utilizar o PAC 3 (instrumento do Governo Federal para atender a essas demandas).”

O Governador defendeu a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que liga Barreiras (BA) a Ilhéus (BA). Esta é uma das obras consideradas prioritárias pela CNA para melhorar a logística da região. Também listou outras demandas estaduais, como a construção do Porto Sul, em Ilhéus, e a ampliação da capacidade de armazenamento do Porto de Aratu, no município de Candeias, para a inclusão de terminais de grãos, além da conclusão de 470 quilômetros da BR – 020, no trecho que vai de Luís Eduardo Magalhães ao Ceará.

O Matopiba

O Matopiba abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares, nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O principal critério de delimitação territorial foi embasado nas áreas de cerrados existentes nos quatro estados. O segundo critério foram os dados socioeconômicos.

O Maranhão ocupa 32,77% de todo o território do Matopiba, com 23,9 milhões de hectares em 135 municípios. O Tocantins tem 37,95% da área, com 27,7 milhões de hectares e 139 municípios. Já o Piauí representa 11,21%, tem 8,2 milhões de hectares e 33 municípios, e a Bahia ocupa 18,06% da área, com 13,2 milhões de hectares e 30 municípios. A proposta de delimitação foi feita pelo Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (GITE), da Embrapa.

Assessorias de Comunicação do MAPA e ADAB

Tel/Fax: 71. 3116-8461