11407053_1446878472296308_2439166219137262362_n

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) representa o Estado nos Encontros Nacionais do Programa de Controle da Raiva dos Herbívoros (IV edição) e do Programa de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (I edição) até sexta-feira (12), no Hotel Confiance Inn, em Curitiba/PR. O evento promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem como proposta debater o impacto econômico da ocorrência de raiva herbívora e o risco para a saúde humana, a situação da doença no Brasil nos últimos anos.

No encontro estão presentes os responsáveis pelos referidos programas nos estados e Distrito Federal, tanto das agências estaduais de defesa agropecuária quanto fiscais federais das superintendências federais da agricultura. Os servidores da ADAB, o coordenador dos Programas José Neder e o fiscal estadual agropecuário da coordenadoria de Feira de Santana, Evandro Moraes, estão desde segunda-feira (08) para aperfeiçoamento de técnicos do país.

Dentro da programação na tarde de hoje (10), a Bahia irá participar da discussão sobre o Gerenciamento do PNCRH por parte das Superintendências Federais da Agricultura (SFAs) em quatro Unidades da Federação. As fiscais federais agropecuárias Juliana Galera Castilho irá representar São Paulo, Maria Carmen Costa por Minas Gerais, Ellen Laurindo pelo Paraná e o fiscal estadual agropecuário da ADAB, José Neder, representando a SFA da Bahia. Já amanhã (11) e na sexta-feira (12), o mesmo acontecerá sobre o Gerenciamento do PNEEB. “Fomos convidados para explanar sobre as atividades realizadas pelos Programas na Bahia, considerando a experiência da ADAB e o sucesso alcançado”, esclarece o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal.

Entre as principais pautas do evento estão a discussão de um projeto que pretende elaborar um aplicativo em que o produtor rural poderá informar a presença de animais com sintomas de raiva em sua propriedade, bem como, agressão dos bovinos por morcegos transmissores da raiva. A proposta encontra-se condizente com a nova proposta da ADAB de modernização contínua da atual gestão do diretor geral Oziel Oliveira. “A expectativa é que a notificação aumente com o uso desse novo aplicativo, desenvolvendo assim a sensibilidade do serviço veterinário e estendendo o alcance do trabalho realizado. Desta forma, a tecnologia irá facilitar o feedback necessário para a sanidade animal”, opinou.

ASCOM/ADAB - 10/06/2015

Assessora de Comunicação: Amanda Almeida

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461