Logo-SISBI2

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) mantém a permanência do estado no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). O Sistema é responsável por padronizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, que garantem a inocuidade e segurança do alimento, permitindo a venda dos produtos para todo o Brasil.

A equipe de auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), constatou a eficiência da atividade de fiscalização desempenhada pela ADAB e o comprometimento com o fortalecimento do Sistema no estado, estruturando-o para uma maior adesão das indústrias inspecionadas. “O serviço de inspeção na Bahia está entre os três melhores do país, pois possui práticas de gestão inovadoras e atende aos requisitos e exigências de equivalência ao Serviço Federal”, disse o auditor líder do MAPA, Ronaldo Gil Pereira.

O diretor de inspeção de produtos agropecuários, Willadesmon Silva, explicou que os estabelecimentos com registro no SIE não podem comercializar para outros estados, pois só é permitido quando a indústria possui a inspeção federal (SIF). Para atender esta necessidade, o governo federal criou o SISBI que permite a equivalência do serviço de inspeção estadual ao federal, proporcionando o poder de venda para outros estados. “Na prática, as agroindústrias de produtos de origem animal (carne, leite, pescado, ovos, mel e derivados) que se adequarem aos padrões de segurança sanitária, controle de riscos e de qualidade de produtos, poderão comercializar seus produtos em todo Brasil”.

A Bahia foi um dos primeiros Estados a aderir ao SISBI, em 2010, juntamente com Minas Gerais e Paraná. Por isso, o diretor geral da ADAB, Oziel Oliveira, acredita que manter a equivalência do SISBI no Estado é de extrema importância, porque possibilita o crescimento da economia através da ampliação do comércio interestadual de produtos de origem animal nas diversas escalas de produção. “Isso proporciona maior geração de emprego e renda, além de estimular a competitividade da produção através do aumento do valor agregado. Isso para nós é fundamental para valorizar todos os produtores rurais da Bahia”, completou.

O Serviço de Inspeção Estadual inspeciona e credencia os estabelecimentos que industrializam produtos de origem animal. Já o Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI-POA) é parte integrante do Sistema Unificado de Atenção e Sanidade Agropecuária (Suasa) e o MAPA é o órgão coordenador que faz a gestão deste Sistema.

Ascom/Adab

Assessora – Amanda Almeida

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

www.adab.ba.gov.br

Tel./Fax: 71. 3116-8461