E

Durante os meses de maio e junho, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) promoveu uma série de ações fitossanitárias junto aos produtores de banana dos municípios de Itaberaba, Iaçu, Marcionílio Souza, Wagner e Utinga. O cadastramento e monitoramento de propriedades, fiscalização do trânsito das frutas e a orientação aos pequenos produtores familiares, com distribuição de material educativo, foram realizados como incentivo à cultura e como alternativa para a diversificação da produção.

“Na região da Chapada Diamantina, forte na produção de citros e frutas, a bananicultura está em franco crescimento e a ADAB, em parceria com os produtores locais, vem mantendo a fitossanidade dos pomares”, afirma o Coordenador Regional de Itaberaba, Luciano Lima.

Segundo o diretor geral da ADAB, Oziel Oliveira, o mérito de tais ações está em conhecer a região e a implantação dessa nova cultura, dando aos produtores conhecimento e condições para a sustentabilidade sanitária da cultura na região.

O cultivo da banana vem sendo incentivado pelas prefeituras dos cinco municípios trabalhados, com 465 hectares em produção da fruta mais consumida pelos brasileiros, que está se desenvolvendo com sucesso e gerando bons lucros para 110 produtores familiares, numa produção estimada para 2015 de 12.000 toneladas.

Ascom/Adab

Assessora – Amanda Almeida