Abatedouro Correntina 01 Abatedouro Correntina 02

Na última quarta-feira (08), em Salvador, o prefeito de Correntina, Ezequiel Barbosa, e o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, se reuniram para discutir sobre a implantação de um abatedouro bovino para o município e região. Com a construção do empreendimento consegue-se coibir o abate clandestino e desenvolver a atividade para fortalecer a economia do município, que é o segundo pólo regional agrícola do Cerrado Baiano e tem um grande potencial pecuário.

Para Ezequiel, que estava acompanhado da vereadora Iêda Barbosa, a implantação do abatedouro simboliza o fortalecimento econômico do município e do extremo oeste do estado. “Este empreendimento de iniciativa privada vai mudar a realidade do consumo de carne saudável da população correntinense”, destacou o prefeito, acrescentando que o município já viabilizou o terreno, realizou a pavimentação e garantirá projeto de energia elétrica.

Garantir carne saudável, livre de doenças como a brucelose, salmonelose e tuberculose, é o que pretende Oziel Oliveira. “A construção dos frigoríficos possibilita acima de tudo, a estruturação e o fortalecimento da pecuária nas regiões onde estão inseridos. A equipe de colaboradores da ADAB dará todo o apoio técnico, pois já disponibilizamos a planta para o abate de 30 animais/dia, como projeto sustentável, e ainda este mês vamos inspecionar o terreno para analise dos requisitos técnicos, de acordo com as leis sanitárias vigentes, com o objetivo de respaldar o projeto de construção do empreendimento”, pontuou o diretor geral.

A construção dos novos matadouros com registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) é responsabilidade técnica da ADAB, com o objetivo de atender a demanda de municípios que não dispõem de frigoríficos.

Ascom/Adab

Assessora – Amanda Almeida