Terminou hoje (30) o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS 2015), realizado no Anhembi Parque, em São Paulo (SP). O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) participou da solenidade de abertura, ocorrida na terça-feira (28), e ressaltou que a Bahia e o Brasil comemoram o bom momento vivido pelos setores da avicultura e a suinocultura. “A sanidade foi um dos principais assuntos discutidos e discursados pelas autoridades presentes, a exemplo da ministra Kátia Abreu que ressaltou a importância da sanidade na cadeia das aves e dos suínos, apontando que o ponto mais importante e a função verdadeira de seu Ministério da Agricultura é a defesa agropecuária”.
Em seu discurso de abertura, o presidente executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, ressaltou os números positivos que os dois segmentos de proteínas trouxeram para o Brasil em um momento em que demais setores vivem passam por dificuldades. “Todas as conquistas foram proporcionadas pela questão da sanidade conquistada, pois somos o único País entre os grandes produtores a nunca registrar um só foco de doença aviária. O Brasil está livre das duas enfermidades – a PED e a peste suína africana. Por essa razão, a sanidade é a chave que abre as portas de qualquer mercado, neste caso, não podemos falhar uma vez que é da sanidade do nosso país que depende os milhões de empregos gerados pelo setor”, ressaltou Turra.
“Representamos a Bahia e a Defesa Agropecuária neste evento conjunto das duas cadeias de grande importância econômica. Já discuti ações junto ao Ministério da Agricultura para manter a Bahia numa condição que propicie o fortalecimento e desenvolvimento da avicultura e suinocultura, através das ações de sanidade animal como alicerce”, ressaltou Oziel Oliveira. Ele acompanhou o momento ao lado de representantes do setor produtivo: o presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA), Marcelo Plácido, e o diretor-presidente da Mauricéa Alimentos, situada no município de Luís Eduardo Magalhães, Marcondes Antônio Tavares de Farias.
O evento contou com exposição de empresas das cadeias produtivas da avicultura e suinocultura brasileiras. A programação incluiu uma série de palestras técnicas e conjunturais, a como o Simpósio Ovosite: Desafios na Comercialização de Ovos; Projeto Produtor de Frangos e Gestão Plena e Ganhos de Produtividade na Suinocultura.
Promovido pela ABPA, o SIAVS é a maior feira dos setores de aves e de suínos do país, com a participação de agroindústrias produtoras de aves, ovos e carne suína, casas genéticas, empresas de equipamentos, fornecedores de insumos, logística, laboratórios, certificadoras e outros segmentos da cadeia de proteína animal.
Ascom/Adab
Assessora – Amanda Almeida
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB
Tel./Fax: 71. 3116-8461