Território Bacia do Rio Grande é beneficiado com Feira da Agricultura Familiar

Agricultores familiares do Território Bacia do Rio Grande foram beneficiados, no sábado (15), com a VII Feira da Agricultura Familiar de São Desidério. A região contempla 21.084 propriedades de agricultores e possui um papel importante na produção e na conservação do meio ambiente. O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Oziel Oliveira, esteve presente no evento que foi marcado pelo melhoramento genético do rebanho bovino leiteiro como forma de apurar a qualidade da matéria-prima, no caso, o leite.

Foram beneficiadas cerca de 500 famílias das localidades de Wanderley e Muquém do São Francisco com a entrega do kit de equipamentos do Projeto de Melhoramento Genético do Rebanho Bovino Leiteiro. Entre os equipamentos entregues estão moto, ultrassom veterinário, botijões de conservação de sêmen e protocolos para indução de cio. O investimento do projeto foi de R$ 155 mil. A ação vai promover o melhoramento genético de 3 mil vacas matrizes da agricultura familiar de quilombolas.

“A ADAB tem papel fundamental para a atividade leiteira, não só na sanidade dos animais e na inspeção dos laticínios, mas de orientação dos procedimentos higiênico-sanitários de coleta e armazenamento. "É importante a gente compreender o tamanho da agricultura familiar e, é claro que, se esses agricultores produzem mais são gerados mais emprego e renda que movimento a economia do município e do estado".

As entregas foram realizadas pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), Jerônimo Rodrigues, que anunciou também a instalação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) prevista para setembro. "Vamos ter uma estrutura composta pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), CDA e Bahiater e ainda representações da Bahia Pesca e ADAB para acompanhar as ações, fornecer informações, tirar dúvidas, escutar demandas e cuidar da política territorial da agricultura".

Durante a visita a região, os representantes do governo do estado e da prefeitura, vereadores, deputados federais e estaduais e empresários locais ampliaram o debate sobre as  cadeias produtivas do coco, do leite e do peixe.

Títulos de posse de terra

Os títulos de posse de terra, emitidos pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), também foram entregues e vão garantir juridicamente a posse da terra, além de possibilitar o acesso ao crédito, às políticas públicas, resgata a cidadania e melhora a qualidade de vida dos agricultores familiares.

Foram 10 títulos entregues a agricultores de Catolândia, 40 para Mansidão, 12 para Riachão das Neves, nove para Santa Rita de Cássia e 16 para São Desidério, que, somados aos outros 202 títulos entregues anteriormente aos agricultores desse último município, totalizam 218 títulos. A previsão é de que, até o final deste ano, sejam entregues 20 mil títulos de regularização fundiária no Estado.

ASCOM/ADAB, com informações da SDR

Agência de Defesa Agropecuária da Bahia