Essa semana a diretoria de inspeção da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) participa de reuniões com a coordenação do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose na Bahia (PNCEBT/BA) para a inclusão do programa de vigilância para tuberculose bovina em todos os matadouros sob inspeção estadual da Bahia.
Há cerca de um ano esse projeto realizado pela Adab, em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (LACEN), tem como objetivo diagnosticar a tuberculose bovina a partir de lesões sugestivas. Em 10 matadouros sob inspeção estadual foram encontrandos 25 animais suspeitos da enfermidade e apenas 04 diagnosticados como positivos nos 466.074 bovinos abatidos no período, confirmando a baixa prevalência da enfermidade no Estado.
Para a coordenadora estadual do programa, Luciana Ávila, esse trabalho representa a importância da parceria entre a inspeção veterinária e a vigilância sanitária em matadouros na identificação da enfermidade, assim como a parceria com o LACEN no diagnostico que confirma a presença da bactéria em achados encontrados em matadouros.
“E, assim, é possível identificar focos da enfermidade nas propriedades de origem dos animais, possibilitando seu respectivo saneamento. Esse sistema de vigilância, já adotado em diversos países do mundo, permitiu a conquista da erradicação dessa zoonose”, afirma Luciana.
O médico veterinário José Cardeal Ramos, coordenador de inspeção da ADAB, que também estava presente na reunião, ressalta ainda a importância da presença do inspetor médico veterinário nos matadouros para identificação de diversas patologias e principalmente os granulomas sugestivos para tuberculose, refletindo na proteção da saúde do consumidor.