O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Willadesmon Silva, participou, no dia 25 de fevereiro, da Assembléia da Cooperativa de Produção Agropecuária de Jiló (Coopag), na zona rural de Várzea Nova, município localizado no Território de Identidade Piemonte da Diamantina. O evento também celebrou o aniversário de 12 anos da entidade, completados no mês de janeiro.

Durante o evento, com o diretor presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, foi realizada uma visita à indústria de suco e polpas de frutas, Bahiafrut, da Coopag, na sede do município, e ao Laticínio Coopag, que produz bebida láctea, iogurte e manteiga, localizada no povoado de Giló. As duas unidades geram 56 empregos diretos e fornecem produtos para 29 prefeituras, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Para o diretor Willadesmon Silva a partir do exemplo da Coopag é possível sim realizar sonhos com a agricultura familiar. "Nós temos uma integração das ações com a SDR e CAR, porque entendemos que o sistema de defesa agropecuária envolve todos os produtores, pequenos e grandes, e nós temos a responsabilidade de zelar pela qualidade dos produtos e pela saúde de quem consome, por isso agradeço a oportunidade de estar aqui".

O diretor presidente da CAR, Wilson Dias, que parabenizou a Coopag pela entrega das sobras do faturamento aos seus cooperados e salientou que das centenas de cooperativas que a CAR trabalha, poucas conseguem esse resultado, afirmou que a Coopag é um exemplo de organização comunitária, energia empreendedora e política pública, que deve ser multiplicada em outras regiões do estado. Dias apresentou algumas ações da CAR, entre elas as executadas pelos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido e se comprometeu com a aquisição do pasteurizador para a cooperativa e propôs ainda uma parceria com a cooperativa, já que a comunidade não será uma das atendidas pelo Pró-Semiárido.

A cooperativa, que possui 98 cooperados e também realiza parceria com escolas, para fortalecer a permanência de jovens na zona rural do município, foi beneficiada, há cerca de dois anos, com a entrega de um tanque resfriador, com capacidade de dois mil litros, do Governo do Estado, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (SUAF). A entidade conta com a parceria da Cooperativa de Produção Agropecuária de lagoa de Dentro e Serra (Coopal), do município de Miguel Calmon, que fornece frutas como o maracujá, para o processamento da indústria de frutas em Várzea Nova.

Em 2012, com a orientação técnica da ADAB e a certificação de inspeção sanitária, começou a ampliar a produção. E, em 2015, a cooperativa alcançou um faturamento R$ 4,3 milhões em vendas para o PNAE, gerando uma sobra de R$ 98 mil, que foi distribuída durante a assembleia para os 98 cooperados.

Ascom Adab - 08 de março de 2016

Tel.: (71) 3116-8461/8418