A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) participou da 1ª Reunião Técnica de Imunização no Programa da Raiva, na última terça-feira (22), realizada pelo Núcleo Regional de Saúde Centro Leste da Secretaria de Saúde do Estado, que atende a 28 municípios da região. O evento com tema “Novos Olhares” aconteceu no auditório do SEST/SENAT (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em Feira de Santana, e contou com a participação de 88 técnicos de saúde.

O objetivo da coordenação do Programa Estadual de Controle da Raiva em Herbívoros foi realizar parceria na organização operacional do serviço com uma vigilância efetiva da Raiva no Núcleo Regional. “É fundamental esta integração institucional entre a Secretaria de Saúde do Estado e dos municípios, a iniciativa privada através de Médicos Veterinários, Médicos e Enfermeiras e o Laboratório Central (Lacen) com Secretaria de Agricultura, realizada através da Adab”, afirma o coordenador do Programa da Raiva, José Neder.

A equipe da Coordenadoria Regional da Adab de Feira de Santana apresentou o tema “A Raiva dos Herbívoros e sua Interface com a Saúde Pública", abordando sobre os prejuízos causados pela doença, as estratégias de ação do programa no controle da Raiva, a interface do programa na mitigação do risco à População, através da orientação de palestras e encaminhamento de pessoas que foram expostas ao risco para o serviço de saúde. O trabalho realizado em conjunto com os agentes comunitários de saúde na busca na busca por abrigos também foi apresentado.

Para o Diretor de Defesa Animal, Rui Leal, ações como esta devem ser difundidas entre os outros Núcleos de Saúde distribuídos no Estado para que a Adab possa mostrar as ações desenvolvidas por nossos técnicos no controle da Raiva de Herbívoros.

Fonte: Ascom Adab, 29/03/2016

noticia.ascom@adab.ba.gov.br/ www.adab.ba.gov.br