Com a proposta de coibir o abate clandestino e o comércio irregular em feiras livres e açougues de Alagoinhas, salvaguardando o maior pólo de produção cárnea, em capacidade, do estado da Bahia, o Ministério Público reuniu, na quarta-feira (23), na sede do Escritório Regional do MP em Alagoinhas, representantes de órgão competentes para planejar metas e estratégias conjuntas. Motivada pela promotora de justiça, Suzana Monteiro, a força tarefa reúne a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Secretaria Municipal de Agricultura, o serviço de Vigilância Sanitária (Visa) do município, o 4º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil de Alagoinhas.

Uma atuação organizada e constante será realizada para reduzir o abate clandestino, com a intensificação das ações educativas voltadas para fortalecer as denúncias da sociedade. Já para coibir a comercialização de carne clandestina e imprópria em feiras livres e açougues, que mesmo com o balcão frigorífico penduram as carnes, ficando expostas e sem refrigeração, será realizado um cronograma de fiscalizações conjuntas. Isso após a realização de curso de capacitação para os agentes da Visa de Alagoinhas, fornecida por fiscais da ADAB, podendo ser programada uma visita técnica ao matadouro inspecionado.

O diretor de Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária da ADAB, Willadesmon Silva, colocou a Agência à disposição e esclareceu que a atuação do órgão é de fiscalizar os estabelecimentos de abate, indústria e matadouros sob o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), e controlar o trânsito de produtos de origem agropecuária em todo o Estado, de acordo com o cronograma próprio e planejado. Ele ainda disse que as eficiências das ações de fiscalização ocorrem com base em denúncias de pontos específicos de abate clandestino, sendo importante o retorno das campanhas educativas e de conscientização.

“Alagoinhas é um grande pólo, sobretudo onde está instalado o maior matadouro particular de bovinos, suínos, caprinos e ovinos existente no Estado da Bahia. Este que aderiu ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) e tem equivalência ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), teve uma redução do número de animais abatidos, o que nos faz pensar no aumento da atividade clandestina na região, abastecendo o mercado. Por isso a importância desta força tarefa na estruturação da cadeia produtiva da carne”, informou Desmon.

Além da promotora e do diretor de inspeção da ADAB já citados anteriormente, estavam presente na reunião a sanitarista da Visa Alagoinhas, Jaqueline Santana, o fiscal de serviço da Semag, Sillas Silva, o diretor da Visa de Alagoinhas, Dannilo Machado, o MJ do 4º BPM, Luiz Cláudio Pereira, e o delegado da Policia Civil de Alagoinhas, Rodrigo Moreira. Após a reunião, o diretor Willadesmon e os servidores da ADAB, o coordenador José Ramos e o fiscal estadual Gregório Lopes, que também estavam na reunião, visitaram as estruturas do matadouro Frigoalas.

Ascom Adab, 30/03/2016

www.adab.ba.gov.br