Em atendimento às solicitações de moradores de Patamares, em Salvador, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, realizaram ações de captura de morcegos vampiros, no controle populacional de Desmodus rotundus, após relatos de ataques a cães e aves. Seis morcegos de três espécimes foram capturados e soltos após receberem a pasta anticoagulante. A operação multi-institucional aconteceu na terça-feira, 10 de maio, no Condomínio Colina C, em um bairro de classes média e alta da capital baiana.

A equipe constatou, em uma das residências, a cadela da raça Golden Retriever atacada por morcegos hematófagos, entre os três caninos adultos. De acordo com fiscais, nesta propriedade, foi possível observar um exemplar de D. rotundus no forro de um quarto e cinco em um corredor, todos localizados na área abaixo da piscina. “O que estava no quarto foi capturado utilizando o puçá e os encontrados no corredor foram capturados com auxilio de uma rede de neblina, colocada na saída do espaço”, informou o coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH-BA), José Neder Moreira Alves. Um dos moradores visitados, Jean Massa, também relatou ataques dos quirópteros às galinhas de sua propriedade, inclusive com óbitos em decorrência de anemia aguda.

Em outra residência redes de neblina foram armadas ao redor do canil da uma cadela da raça Rottweiler, a qual vem sendo constantemente espoliada por quirópteros, sem capturar nenhum morcego. O coordenador da ADAB informou que as redes ficaram armadas das 18h do dia 10 às 00h30min do dia seguinte.

Para o diretor-geral da ADAB, Oziel Oliveira, estas ações multi-institucionais podem acontecer em outros bairros da cidade e em outros municípios como forma preventiva e sempre com o apoio da população. “A cooperação entre os órgãos das esferas municipal e estadual precisa acontecer como forma de prevenção à doença em Salvador. Como é uma questão de saúde pública, é só notificar oficialmente à ADAB, que estaremos a postos”, informou Oziel.

A ADAB atua no controle populacional de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus em herbívoros, visando reduzir os impactos da doença na pecuária e o risco à saúde da população. “As ações têm como base o monitoramento e a identificação de novos abrigos, que podem ser naturais (cavernas ou furnas) ou artificiais (bueiros, pontes, casa abandonas, dentre outros). Após a captura é realizado tratamento com pasta anticoagulante que causa a mortes do morcego por hemorragia, sendo então liberado, com o intuito dele contaminar mais morcegos em seus abrigos e assim controlar a população local”, acrescentou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal.

Educação Sanitária

Os técnicos do CCZ e da ADAB explanaram para moradores e representantes do condomínio e vizinhos, com cerca de trinta participantes, sobre a atividade que estava sendo realizada no local e quais os cuidados a serem tomados, diante dos riscos de transmissão do vírus rábico de morcegos para animais domésticos e/ou seres humanos. A maioria relatou já ter observado ataques de morcegos hematófagos a cães e galinhas.

A orientação da ADAB é que ninguém manipule ou mate morcegos ou qualquer outro animal silvestre e, em caso de agressão destes animais às pessoas, lavar imediatamente o local com água e sabão, bem como procurar o serviço de saúde mais próximo para profilaxia da raiva.

O médico veterinário da CCZ, Aroldo Carneiro, informou a importância de manter todos os cães e gatos com a vacinação antirrábica atualizada anualmente, podendo ser semestral em caso de comprovação de que o canino ou felino é espoliado constantemente por quiróptero hematófago. “É preciso também informar ao CCZ a presença de morcegos, primatas e raposas com alteração de comportamento, em horário não habitual, doentes ou mortos, para que estes animais sejam recolhidos e encaminhados para diagnóstico laboratorial da raiva”, relatou Carneiro.

Embora o CCZ já tenha realizado vacinação antirrábica, no condomínio Colina C, no mês de março/2016, tendo vacinado 21 caninos, outra vacinação no local e nos condomínios de bairros adjacentes será realizada com divulgação antecipada entre os moradores.

Ascom Adab, 17/05/2016
Assessora de Comunicação: Amanda Almeida