O Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), conquistou a acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), tornando-se, oficialmente, no dia 13 de junho, o primeiro laboratório público do Norte/Nordeste, dentre as agências estaduais de defesa agropecuária do país, acreditado pelo ISO 17.025. 

“A acreditação garante ao LADESA a credibilidade nacional e internacional nos resultados dos exames realizados no laboratório, além de ser um fator fundamental no componente necessário para manutenção do credenciamento e na ampliação do escopo para análises laboratoriais de interesse da defesa agropecuária”, disse o diretor-geral da Agência, Marco Vargas. 

Para obter a certificação pelo INMETRO, o laboratório precisou seguir procedimentos e fazer maiores investimentos em treinamento, infraestrutura e contratação de serviços de calibração e manutenção. “Foi preciso demonstrar a competência para realizar os ensaios e calibrações, por meio da participação satisfatória em atividades de ensaios de proficiência, e passar por auditorias. O Sistema de Gestão da Qualidade está implantado e funcionando, seguindo todos os requisitos e, de agora em diante, vamos trabalhar para manter e aprimorar ainda mais a excelência do serviço”, explicou o coordenador do LADESA, Jorge Ribas. 

Ao todo são cerca de 1.240 laboratórios acreditados dentre humanos e agropecuários no Brasil e o diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Rui Leal, ressalta que, por pouco, o LADESA não foi o primeiro laboratório público dentre as agências estaduais de defesa agropecuária do país a conquistar a acreditação, já que vários estados deram entrada no mesmo período e também estão recebendo o Selo do Inmetro. “Agora, os laudos emitidos para AIE, Brucelose e Mormo terão o Selo da Acreditação do Laboratório de Sanidade Animal da ADAB", comemorou Leal. 

Com essa chancela do Inmetro, a ADAB poderá emitir resultados com o selo de acreditação para o diagnóstico de Anemia Infecciosa Equina (AIE), Brucelose e Mormo estando apto a realizar análises solicitadas por instituições ou profissionais de qualquer região do país ou de outros países que possuam um acordo com o Brasil. Além disso, a partir de agora, o laboratório poderá solicitar acreditação para outras análises, tais como: análise de alimentos e de outras enfermidades como: Leptospirose, Peste Suína Clássica (PSC), Encefalopatia Espongiforme Transmissível (EET) ou Vaca Louca, Artrite Infecciosa Caprina (CAE), Pleuropneumonite Infecciosa Ovina (MaediVisna) e Doença De Aujeszky (pseudo raiva). 


17/06/2016 
Ascom/ADAB
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461