De segunda-feira (28) até 1º de julho, a coordenação estadual do Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Bovina (PNCEBT) da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) visitou frigoríficos na Região de Alagoinhas e Ribeira do Pombal para ações de combate à tuberculose bovina com foco no fornecimento de alimento seguro para o homem.

O programa de vigilância para tuberculose em matadouros sob Serviço de Inspeção Estadual, que já está sendo executado em estabelecimentos de outras regiões, agora está sendo implantado em frigoríficos pertencentes à coordenadoria regional de Ribeira do Pombal. De janeiro de 2014 até o ano, foram abatidos 562 mil bovinos em diversos matadouros frigoríficos inspecionados do Estado, onde 30 amostras foram coletadas, com 5 confirmadas como positivas para Mycobacterium bovis.

O diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, explica que, visando à proteção do homem, a ADAB possui este Programa no qual as lesões ou granulomas suspeitos de tuberculose identificados por inspetores na rotina em frigoríficos são enviados ao Laboratório Central do Estado (LACEN/BA) para confirmação por meio do diagnóstico bacteriológico. A tuberculose bovina é uma doença crônica e zoonótica, que nos bovinos se caracteriza pela formação de lesões nodulares em órgãos e tecidos denominados granuloma.

Segundo a Coordenadora Estadual do PNCEBT, a médica veterinária Luciana Ávila, com a evolução do programa de controle e erradicação dessa enfermidade se faz necessário ampliar a vigilância na busca por animais infectados e seus rebanhos de origem. “Assim através da identificação de lesões suspeitas em frigoríficos e seu posterior diagnóstico, é possível rastrear esse foco e desencadear as ações de saneamento necessárias, a fim de evitar a disseminação da doença nos bovinos e a contaminação do homem”.

Luciana Ávila ainda se reuniu com o coordenador regional de Ribeira do Pombal para dar continuidade as ações de combate a brucelose e tuberculose na região.

01/07/2016
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB