A 30ª edição do Curso de Certificação Fitossanitária de Origem (CFO/CFOC), realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, começa na próxima segunda-feira (15), no auditório da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas/BA. As 80 vagas disponibilizadas foram preenchidas pelos Engenheiros Agrônomos, que podem sair aptos a emitir os Certificados Fitossanitários.

O diretor de Defesa Sanitária Vegetal da ADAB, Armando Sá, vai estar presente, representando o diretor-geral Marco Vargas, para recepcionar os inscritos e participar da abertura. “A Bahia é um grande exportador de frutas frescas, com destaques para a manga e uva, por isso o mercado internacional, exige qualidade sanitária em conformidade com os requisitos de sustentabilidade ambiental, segurança alimentar e viabilidade econômica. É o que garante a certificação fitossanitária”, incentiva o diretor-geral da ADAB, Marco Vargas.

O curso contempla as Pragas Quarentenárias e de Importância econômica nas Culturas Regulamentadas, com o objetivo de atender às normas técnicas de Certificação Fitossanitária ditadas pelas Instruções Normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), N° 54 e 55. “Atendemos também à demanda dos Produtores e Responsáveis Técnicos preocupados com o cumprimento das Normativas. Estas respaldam as exigências para a comercialização de produtos agrícolas, bem como os potencias hospedeiros de pragas quarentenárias e regulamentadas de importância econômica para o estado.”, diz Armando Sá.
Ao final, os profissionais passam por uma prova para atestar os conhecimentos adquiridos, devendo atingir a nota mínima de 7,5 para aprovação.

BAIXE AQUI A PROGRAMAÇÃO


Amanda Almeida
Assessora de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461