A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) orientou 276 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Alagoinhas sobre as formas de controle da Raiva dos Herbívoros, no dia 31 de agosto, no CETEP/Alagoinhas-BA. A equipe deste segmento da Secretaria Municipal de Saúde irá orientar o setor produtivo a notificar à ADAB sobre a ocorrência de suspeitas de raiva em seus animais, bem como e presença de morcegos vampiros na região.

O diretor de Defesa Animal Rui Leal, esclarece que o objetivo da ADAB, através do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros (PECRH), é fortalecer as ações através da corresponsabilidade estabelecida com o setor produtivo e a população rural, defendendo a saúde animal e garantindo a saúde pública.

O coordenador do PECRH, José Neder, diz que o programa busca estabelecer parceria nas ações de controle da raiva dos herbívoros, principalmente na melhoria das notificações por parte de criadores e da população, quando da ocorrência nas suspeitas de raiva nos animais de produção na zona rural. “Os agentes vão atuar com muito comprometimento ao desempenhar o papel social de mediador entre a ADAB e o meio rural, além de promover a saúde de indivíduos e da pecuária regional”, concluiu Neder.