“Vamos intensificar a parceria entre SEAGRI e ADAB no que diz respeito a análise, diagnóstico de enfermidades e zoonoses, manejo e controle de pragas, e na determinação da qualidade de produtos de origem agropecuária para consumo humano, permitindo a oferta de alimentos seguros, através do Centro Tecnológico da Agropecuária da Bahia (CETAB)”, assegurou o secretario da agricultura, Vitor Bonfim, durante assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Científica celebrado na segunda-feira (17), entre a Secretaria da Agricultura (SEAGRI) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

O termo contempla todas as áreas relacionadas à defesa agropecuária, de sanidade animal, vegetal e de inspeção de produtos de origem animal, trabalho que deverá ser realizado de acordo com as demandas dos fiscais estaduais e dos produtores do estado. Estão previstos o desenvolvimento de programas voltados ao treinamento de técnicos; a orientação de estudos de pesquisa; captação de recursos financeiros a partir de novos projetos, além de contratos para aquisição e manutenção de equipamentos laboratoriais.

O Termo possibilitará o desenvolvimento de ações conjuntas de prestação de serviço na área de laboratório, pesquisa, inovação e difusão de tecnologia. “Os serviços realizados pelo CETAB nas áreas animal e vegetal são de alta qualidade, e contribuem significativamente para obtenção de bons níveis de produção e produtividade da agricultura em nosso Estado”, disse o secretário.

Para o diretor-geral da ADAB, Marco Vargas, o laboratório é fundamental para as atividades de Defesa Agropecuária e o termo assinado hoje visa a ampliação dos serviços, a exemplo do Mormo, Brucelose e Analise de Alimento, "além de permitir um melhor alinhamento das ações, dando mais notoriedade ao Laboratório de Sanidade Animal, com a requalificação e reestruturação dos serviços nos laboratórios de defesa animal, biologia molecular e de alimentos”.

Acompanhado de técnicos da SEAGRI e diretores da ADAB, o secretário Vitor Bonfim visitou as instalações do CETAB, que conta com 12 laboratórios, sendo referência na prestação de serviços que impactam no controle de doenças e pragas, além de análises de solo, controle de qualidade de alimentos e de classificação de produtos de origem vegetal.


Ascom Seagri – 17 de outubro de 2016
(71) 3115.2794 / 2767/ 2737