Foto1

Em parceria com produtores da comunidade de Canudos, a Coordenadoria Regional da ADAB de Juazeiro, identificou abrigos de morcegos hematófagos transmissores da raiva dos herbívoros no município. Esta importante parceria possibilitou a captura de 90 morcegos vampiros. "A ação visa o controle da doença na região, diminuição da incidência da enfermidade nos animais de produção e minimizar os riscos de transmissão do vírus aos seres humanos, já que a raiva é uma doença fatal", conforme comentou Dr. Rui Leal, Diretor de Defesa Animal. Leal acrescenta "que é importante a participação de toda comunidade de produtores na notificação de caso de suspeita de doenças como a Raiva, entre outras."

Foto2

Já a Coordenadoria Regional de Feira de Santana realizou esta atividade no município de Castro Alves, com a captura de 148 morcegos hematófagos, detectando inclusive um morcego positivo para raiva, o que poderiam se transformar em risco potencial de transmissão da doença para os animais e para o homem. "O perfil preventivo e preditivo das ações do PECRH-BA (Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros) é o que garante o êxito das ações da Adab, pois dessa forma evitamos que a doença se instale na população, evitando prejuízos a pecuária e a saúde pública, além do alto custo para o controle da doença, quando ela já está estabelecida em uma área ou região", citou Dr. José Neder, Coordenador Estadual do Programa.

A raiva é uma doença aguda do Sistema Nervoso Central (SNC) que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. É caracterizada por uma encefalomielite fatal causada por vírus do gênero Lyssavirus. O principal transmissor do vírus da raiva para herbívoros é o morcego hematófago da espécie "Desmodus rotundus", também conhecido como morcego vampiro, mas outras espécies podem transmitir como raposa e cães.

A estratégia do programa é fundamentada principalmente, na vigilância epidemiológica; na orientação da vacinação dos herbívoros domésticos; no controle de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus, sempre que houver risco de transmissão da raiva aos herbívoros e Educação em Saúde.

Dr. Rui Ferreira Leal
Diretor de Defesa Sanitária Animal (ADAB-BA)

Wagner Machado
Assessoria de Comunicação da ADAB-BA