Cartilha da Brucelose

A brucelose é uma importante zoonose de animais domésticos e selvagens, de distribuição mundial, causada por bactérias do gênero Brucella. No homem, a doença é caracterizada por um quadro febril acompanhado por sudorese noturna, dor de cabeça, mialgia, artralgia, calafrios e perda de peso. A doença, de caráter crônico tem como principal forma de transmissão o contato com animais doentes, sua carcaça, sangue, urina, secreções vaginais, fetos abortados, placenta ou pela ingestão de leite ou derivados lácteos provenientes de animais infectados.

Trata-se de doença de caráter predominantemente ocupacional, citada na lista de doenças relacionadas ao trabalho, na Portaria nº 1.339/1999, do Ministério da Saúde (Brucelose A23), responsável por incapacidade para o trabalho ou diminuição do rendimento.

A prevenção da brucelose no homem depende, sobretudo, do controle ou erradicação da doença nos animais, por meio da vacinação ou detecção e eliminação dos animais infectados. É importante, informar a população sobre os benefícios de se consumir leite e seus derivados devidamente pasteurizados, educar os trabalhadores que cuidam de animais sobre os riscos da doença e tomar os cuidados para evitar o contato com animais doentes ou potencialmente contaminados.

Na Bahia, através da ADAB e o Ministério da Agricultura, a doença tem um programa específico de controle e erradicação da doença nos animais há cerca de 14 anos.

Para a Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT/ADAB - Bahia), Dra Luciana Ávila, "além da vacinação das bezerras de 3 a 8 meses e controle de trânsito dos animais, ações de educação sanitária e esclarecimento à população sobre os riscos da enfermidade é parte fundamental no combate à doença".

Nesse contexto, uma parceria realizada entre a SEAGRI, através da ADAB, e Secretária de Saúde do Estado (SESAB), resultou na elaboração de uma cartilha esclarecendo sobre a enfermidade que será distribuída durante o 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (SIMBRAVISA), que ocorre de 26 a 30 de novembro, no Bahia Othon Palace, em Salvador.

Para o Coordenador do CIEVS (Coordenação de Investigação e Informação Estratégica de Vigilância em Saúde) da SESAB, Dr. Enio Soares, "a cartilha visa promover uma maior articulação entre a SESAB e a SEAGRI/ADAB, alertando a vigilância sanitária sobre a contaminação de produtos e a vigilância epidemiológica sobre os focos de infecção, reduzindo a morbimortalidade da doença".

Fonte: Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. 8. ed. Brasília; 2010.p.103-5.

Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: (71) 3116-8461