ADAB e Polícia Civil apreendem carne clandestina para produção ilegal de charque
A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (SEAGRI), realizou na semana passada, em ação conjunta com a Polícia Civil a apreensão na zona rural do município de Dom Macedo Costa, de cerca de 3.500 kg de carne clandestinas, armazenadas em local impróprio, destinadas a produção ilegal de carne de charque.

A ação foi realizada pela delegada Silvania Gomes, titular da Delegacia Territorial (DT) de Dom Macedo Costa e por uma equipe da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI), do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN). Com um mandado de busca e apreensão expedido pela Comarca de Santo Antônio de Jesus, os policiais foram acompanhados por técnicos da Vigilância Sanitária e da ADAB - Gerência Técnica da cidade de Santo Antônio de Jesus até o local da ação.

De acordo com o Gerente Técnico da ADAB, Luiz Geraldo de Oliveira Sampaio, a situação era caótica. "Uma verdadeira pocilga. Um desrespeito muito grande com a população". Segundo ele, o local estava refrigerado, mas embora o produto apresentasse rótulo, não tinha o selo do Serviço de Inspeção Sanitária, que é a garantia ao consumidor da origem, do tipo de carne e dos cuidados realizados na hora do abate do animal.

O produto apreendido foi imediatamente inutilizado pelos fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, conforme normas determinadas pela legislação vigente.

Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: (71) 3116-8461