A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (SEAGRI), através da Gerência Técnica de Itamaraju, atendeu a uma notificação realizada no ultimo dia 09 de janeiro, por um produtor da região de Prado, que registrou casos de vacas com emagrecimento rápido, queda na produção de leite e morte de vários animais.

Durante a vigilância epidemiológica realizada na propriedade, o fiscal estadual da ADAB, Haroldo Matos de Almeida e o Gerente Técnico, Leonardo Nogueira Assis, relataram que após a realização de exame clinico foi constatado intenso emagrecimento de três animais. A equipe da propriedade também informou que já ocorreram outros casos com morte da maioria dos animais.

O diagnóstico clínico suspeitou do hematozoário "Trypanossoma Vivax", responsável por perdas de produtividade e por causar prejuízos econômicos a bovinocultura. O diagnostico da doença foi confirmado pelo Laboratório de Sanidade Animal (ADESA), através de esfregaço sanguíneo. Na próxima semana será realizado coleta de material de todos os animais da propriedade para novos exames pela técnica de biologia molecular de Reação em Cadeia da Polimerase - PCR que será realizado no Ladesa.

O diretor de defesa animal da ADAB, Rui Leal, esclarece que "Vamos realizar trabalho educativo juntos aos produtores para que utilizem boas práticas sanitárias e adotem medidas de combate aos vetores, além de não compartilhar seringas e agulhas com outros animais, utilizando sempre produtos descartáveis".

O Trypanossoma Vivax é transmitido mecanicamente por insetos hematófagos (moscas), instrumentos e utensílios e por uso compartilhado de agulhas na aplicação de substâncias voltadas ao aumento da produtividade, o que é uma em regiões produtoras de leite.

O Gerente Técnico Leonardo Nogueira esclarece que "os principais sintomas causados pela enfermidade é febre, anorexia, letargia, anemia, emaciação progressiva, queda da produção de leite, natimortos e repetição de cio, já na fase aguda é caracterizada por hemorragia, lacrimejamento e diarréia, podendo levar à morte em cinco dias".

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br