ADAB atende notificação de doenças em abelhas em Brotas de Macaúbas

A Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), atendeu recentemente, notificação sobre mortalidade de larvas de abelhas, no município de Brotas de Macaúbas, solicitada por agente de apicultura da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Foram visitados cinco apiários em três comunidades do município. No apiário que notificou a suspeita de sintomas da doença "Cria Pútrida Européia", não foi possível confirmar a doença uma vez que o produtor havia retirado os favos com as larvas mortas. Outras amostras foram coletadas em outro apiário, mas não foi possível a confirmação do diagnóstico da bactéria da doença, através da coloração da carboxifucsina, realizado no Laboratório de Sanidade Animal da ADAB - Ladesa.

A Coordenadora do Programa de Sanidade Apícola do Ladesa, Rejane Noronha, esclarece "que apesar de não ter encontrado a bactéria que causa a doença, não significa que ela não seja de fato o agente causador dos sintomas da mortalidade de larvas".

Além disso, foram coletadas 14 amostras de abelhas adultas para cálculo da taxa de infestação de Varroa destructor, que variaram de 0 a 3,92% e 18 amostras para diagnóstico de nosemose, que será realizado pela Embrapa Fruticultura.

Durante a visita a um dos apiários foi demonstrado o teste do comportamento higiênico, no qual 100 larvas foram mortas com uma agulha (n° 08) e, menos de 24 horas depois, todas as larvas mortas haviam sido retiradas, demonstrando um excelente comportamento higiênico das abelhas.

Foi também realizada palestra para 13 apicultores sobre o Programa Estadual de Sanidade das Abelhas. Sucedeu-se nessa ocasião, a demonstração do cálculo da taxa de infestação da Varroa, bem como diversas recomendações sobre manejo, alimentação e higiene das colméias.

Wagner Machado
noticia.ascom@adab.ba.gov.br