Alunos da Universidade Federal da Bahia visitam Laboratório de Sanidade Animal da ADAB

O Laboratório de Sanidade Animal (Ladesa), da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (SEAGRI), recebeu entre os dias 1º e 8 de fevereiro, a visita da professora de Imunologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Flaviane Alves, acompanhada dos estudantes, para acompanharem a realização de técnicas de rotina do laboratório. Foi realizado o acompanhamento das técnicas de exame pelo método de ELISA no diagnóstico de Peste Suína Clássica (PSC) e Imunodifusão em gel de Ágar (IDGA) para Anemia Infecciosa Equina (AIE), além dos procedimentos de recepção e envio de amostras biológicas.

O teste de ELISA (do inglês Enzyme Linked ImmunonoSorbent Assay) baseia-se em reações antígeno-anticorpo detectáveis por meio de reações enzimáticas (teste imunoenzimático) utilizado para detecção de anticorpos específicos para Peste Suína Clássica, é de alta especificidade e alta sensibilidade, e, segundo Tereza Moreira, responsável pelo diagnóstico, vem sendo utilizada para monitoramento de plantéis suínos no estado da Bahia.

A Imunodifusão em Gel de Agarose (IDGA) é o teste sorológico mais empregado e oficialmente reconhecido para a Anemia Infecciosa Equina em vários países, detectando anticorpos contra o antígeno p26 do vírus da AIE, demonstrando alta especificidade para a identificação de animais infectados. "Ambas as enfermidades são de controle oficial do estado da Bahia", disse Luciana Serpa.

O Ladesa é credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e acreditado pelo Inmetro para o diagnóstico dessa enfermidade. Além disso, está aguardando a liberação do credenciamento pelo MAPA para o diagnóstico de Mormo Equino e Brucelose Bovina, sendo o primeiro laboratório oficial acreditado pelo Inmetro do Nordeste, capaz de oferecer ao produtor um serviço de excelência.

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br