Participam profissionais da Bahia e uma Médica Veterinária da Agência de Defesa do Rio Grande do Norte no atendimento à emergência sanitária uma vez confirmado foco de doença respiratória ou nervosa em aves, tendo como principais enfermidades a Influenza Aviária (IA) e a Doença de Newcastle.
A Bahia é reconhecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como livre das duas doenças nos estabelecimentos avícolas comerciais.
A abertura oficial do evento foi realizada pelo Diretor Geral da ADAB, Marco Vargas - representando o Secretário de Agricultura Vitor Bonfim, e contou com a participação do diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Rui Leal; representando a Superintendência do Ministério da Agricultura - Márcia Alves e pela Associação Bahia de Avicultura - Patrícia Nascimento; também estiveram presentes o coordenador Regional da ADAB em Feira de Santana Aurino Soares e o Coordenador do Programa de Sanidade Avícola, Itamar Garrido.
Para Marco Vargas "o treinamento faz parte da estratégia de capacitação continuada do quadro de Fiscais Estaduais Agropecuários e Médicos Veterinários". Marco Vargas acrescenta "que diante da importância do setor avícola para o Estado e da necessidade permanente de monitorar e prevenir a ocorrência de doenças exóticas e emergenciais nos plantéis avícolas da Bahia, bem como a manutenção do atual status sanitário, a ADAB não tem medido esforços para manter seu quadro técnico atualizado, investindo em treinamentos e capacitação".
O coordenador do Programa de Sanidade Avícola, Itamar Garrido, informou que, além da equipe de servidores da ADAB, médicos veterinários e responsáveis técnicos do setor privado também participaram, representando as empresas avícolas GUJÃO ALIMENTOS, JBS/SEARA, bem como da Associação Baiana de Avicultura (ABA) e do Comitê de Sanidade Avícola do Estado da Bahia (Coesa). "É fundamental envolver os médicos veterinários particulares nos treinamentos deste tipo, pois quando houver ocorrência de um evento emergencial teremos profissionais treinados e aptos a enfrentar este tipo de evento, além do serviço oficial", disse.
O treinamento contou com o apoio do Fundo de Amparo do Desenvolvimento e Defesa Sanitária Avícola da Bahia (Faeba), Associação Baiana de Avicultura (ABA), das empresas avícolas GUJÃO ALIMENTOS e JBS/SEARA, do MAPA e Universidade Federal da Bahia (UFBA).
As Doenças em Aves
A Influenza Aviária é uma doença de galinhas e outras aves, causada por diferentes tipos de vírus, pertencentes à família Orthomyxoviridae, do gênero Influenzavirus. O vírus eventualmente pode ser transmitido a outros animais e aos humanos por contato direto com aves infectadas. A influenza aviária é uma doença sistêmica que pode ser altamente letal para aves domésticas. Devido a contínuas mudanças genéticas do agente e sua capacidade de adaptação a novos animais e ao ser humano, a influenza aviária representa um risco desconhecido e sem predição à saúde pública.
A doença de Newcastle é uma enfermidade viral, aguda, altamente contagiosa, que acomete aves silvestres e comerciais, com sinais respiratórios, frequentemente seguidos por manifestações nervosas, diarréia e edema da cabeça. A manifestação clínica e a mortalidade variam segundo a patogenicidade da amostra do vírus. A doença de Newcastle é considerada uma doença de distribuição mundial, com áreas onde é endêmica, ou com áreas/países considerados livres da doença.
Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Para informações gerais sobre a ADAB, gentileza ligar: (71) 3116-8400
Para falar sobre assunto relacionado exclusivamente à Assessoria de Comunicação:
Tel./Fax: (71) 3116-8461