Defesa Agropecuária e os atuais desafios para os novos gestores: estreitando os laços com a ADAB

A Coordenadoria Regional da ADAB, em Itabuna, realizou no dia 19.04, no Centro de Convenções de Ilhéus, o "Iº ENCONTRO DE GESTORES, SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA, DIRETORES DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA E MINISTÉRIO PÚBLICO DO SUL DA BAHIA", que contou com a participação de mais de 40 representantes dos municípios da região sul do Estado.

O encontro teve como objetivo dar conhecimento e integrar os mesmos com as atividades desenvolvidas pela Agência no âmbito da Defesa Sanitária Animal e os Atuais Desafios para os Novos Gestores. Também foi debatida a importância da Inspeção de Produtos de Origem Agropecuária, enfatizando a necessidade de combate ao abate e comércio clandestino de carne, situação atual dos matadouros dos municípios representados, normas para implantação de frigoríficos e entrepostos, ações nas barreiras sanitárias, bem como os programas da ADAB nas áreas de Sanidade Animal e Vegetal.

A reunião serviu também para dar conhecimento dos programas e ações da Agência no âmbito da Sanidade Animal, como combate a Febre Aftosa, Controle da Raiva dos Herbívoros, entre outros programas. No campo da Sanidade Vegetal, foi abordada a comercialização e o trânsito de bananas, a prevenção da monilíase do cacaueiro, que certamente contribuirão para uma maior procura às unidades da ADAB nos respectivos municípios, visando o alcance de melhores resultados, trazendo assim a melhoria da Sanidade Animal e Vegetal na Bahia.

Incrementar as ações de combate a clandestinidades de produtos de origem animal é outra preocupação, e eventos dessa natureza sensibilizam e conscientizam sobre a necessidade dos municípios buscarem parcerias para implantação de estabelecimentos para o abate dos animais de produção sob inspeção estadual ou federal.

Segundo Renato Sena, Coordenador Regional da ADAB em Itabuna, "encontros dessa natureza fortalecem as relações institucionais e com isso ganha o segmento agropecuário, a ADAB e a sociedade como um todo. Certamente esse foi o primeiro de uma série de encontros que serão promovidos visando melhoria da eficácia dos programas e ações desenvolvidos pela ADAB, pois os mesmos têm interface direta com o apoio e participação de todos os segmentos envolvidos no desenvolvimento da Agropecuária".

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br
Para informações gerais sobre a ADAB, gentileza ligar: (71) 3116-8400
Para falar sobre assunto relacionado exclusivamente à Assessoria de Comunicação:
Tel./Fax: (71) 3116-8461