Após denúncia, ADAB em Barreiras apreende quase 3 (três) toneladas de carne de procedência irregular

Na última quarta-feira (9), a coordenadoria da ADAB em Barreiras, após atendimento a uma denúncia, apreendeu quase 3 (três) toneladas de carne bovina (e vísceras) de procedência irregular que se destinariam ao comércio local na cidade de Luís Eduardo Magalhães.

A carne vistoriada foi identificada como supostamente de origem de um matadouro com Selo de Inspeção Estadual (SIE) do Estado de Goiás. Obedecendo a legislação vigente em nosso Estado, o produto não poderia ser comercializado na Bahia.

Em outra ocasião, este mesmo Frigorífico já havia sido alertado pela atividade ilegal, onde uma equipe de fiscalização de trânsito deste Órgão impediu o acesso de um veículo carregado com carne no Estado da Bahia, fazendo com que o mesmo retornasse para o seu Estado de origem.

A coordenadoria regional da ADAB aplicou as penalidades administrativas decorrentes do trânsito ilegal de produtos de origem de animal, uma vez que ficou constatado o ilícito flagrado no transporte da carne. O motorista da carga foi autuado através de auto de infração devido a sua reincidência, o produto foi apreendido e, posteriormente, foi destruído no setor de graxaria de um Frigorífico do município de Barreiras.

O Mapa é responsável pelas fiscalizações oficiais em indústrias de produtos de origem animal e vegetal, fiscalizando empresas que possuem o selo SIF, o que permite que os produtos circulem por todo o país e sejam exportados. Com o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), conferidos pela ADAB, os produtos só podem circular dentro do Estado da Bahia, enquanto os que estão sob o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) são comercializados dentro de um município.

Wagner Machado
www.adab.ba.gov.br
Para informações gerais sobre a ADAB, gentileza ligar: (71) 3116-8400
Para falar sobre assunto relacionado exclusivamente à Assessoria de Comunicação:
Tel./Fax: (71) 3116-8461