Começa na próxima segunda-feira (19) uma ação integrada entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Salvador, no Bairro de Cassange (limite entre Salvador e Simões Filho). Além de palestras, que vão ser ministradas na associação de moradores do bairro, serão realizadas ações de vigilância epidemiológica, através de visitas as propriedades rurais da região. Os detalhes dessa ação foram definidos essa semana em reunião realizada na agência entre técnicos dos dois órgãos.

As palestras vão abordar temas como animais suspeitos, a presença de morcegos vampiros naquela localidade. Além disso, levar orientação aos criadores da área sobre a vacinação dos animais (domésticos e pecuários) contra a raiva, identificação de abrigos de morcegos vampiros, uso de pasta vampiricida nos ferimentos dos animais e a necessidade de comunicação imediata ao CCZ, caso haja agressão do morcego vampiro a humanos, bem como para a agência caso exista herbívoros domésticos suspeitos da doença.

Segundo o Coordenador do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Neder, “essa ação é muito importante já que existe risco para humanos e animais. Não conseguimos controlar a raiva sem ações interinstitucionais. Esse movimento envolve órgãos de saúde publica, de defesa agropecuária, vigilância sanitária, universidades, entre outros. Essa integração é fundamental para que se possa ter êxito no controle da doença, evitando prejuízos a saúde pública e aos pecuaristas”, enfatizou.

a

Vão participar das atividades equipes técnicas do escritório local da ADAB e técnicos do CCZ. A ideia inicial é que o ciclo de atividades vá até a sexta-feira (23) podendo ser estendido o prazo.