Um total de 227 famílias do Território de Identidade Sisal está sendo diretamente beneficiada com projetos selecionados pelo Governo do Estado, por meio do Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Convênios, para apoio às cadeias produtivas da caprinovinocultura e apicultura, foram assinados na quarta-feira (11), na sede da Cooperativa de Apicultores de Tucano (Cooapit), no município de Tucano.

Ação teve a presença do diretor presidente da CAR, Wilson Dias, dos presidentes das organizações da Agricultura Familiar selecionadas e do prefeito Luíz Sérgio Soares. Dias ressaltou a necessidade de todos se empenharem, ao máximo, para que os recursos aportados sejam bem utilizados, a partir de uma responsabilidade coletiva e da transparência na execução. "Nós desejamos que os empreendimentos se fortaleçam mutuamente e que todos tenham êxito, trazendo o desenvolvimento não só para o território, mas para toda a Bahia".

a

Um dos empreendimentos selecionados foi a Cooapit, com um convênio no valor total de R$ 655.815.49. O presidente da cooperativa, Franciélio Macedo, destacou que os recursos do convênio irão complementar a estrutura física e impulsionar a produção e comercialização: “Nós estamos sendo beneficiados com equipamentos para beneficiamento de cera, uma sede para uma associação parceira de cooperados do município de Quijingue, e 100 kits de apicultura com 500 colmeias e materiais para apiários, que vão inserir novos jovens com interesse em começar a atividade, além do apoio para trabalhar com o nosso produto final, como marca, rótulo e embalagens".

Já a Cooperativa Mista de Produção de Gameleira (Coopergama), do município de Retirolândia, foi selecionada para investimentos na cadeia produtiva da caprinovinocultura. O investimento total é de R$ 700.945.87, destinado à implantação de um aprisco rústico, aquisição de máquinas e equipamentos para forragens e de reprodutores caprinos e ovinos, além de uma unidade de propagação de palma, para a alimentação do rebanho.

De acordo com a presidente da Coopergama, Iara Andrade, são os sonhos dos produtores que estão começando a tomar forma com a chegada desse convênio. "Temos uma expectativa grande em ver esses beneficiários receberem os equipamentos, o que é uma oportunidade de poder melhorar, agregar e, principalmente, ampliar a produção com assistência técnica".

a

Também assinaram convênio a Associação dos Pequenos Produtores do Povoado de Poço Dantas, do município de Quijingue, no valor de R$368.273.37, investidos na cadeia produtiva da caprinovinocultura, com a aquisição de um caminhão, um kit de manejo alimentar e sanitário do rebanho e mudas de palma, além de reprodutores ovinos e a construção de um aprisco rústico.

A Associação dos Pequenos Produtores de Gravatá também foi contemplada com investimentos na caprinovinocultura. O valor do investimento foi de R$509.131.88 e prevê a construção de um abrigo rústico, distribuição de mudas de palma, aquisição de veículos utilitários, máquina e equipamentos.

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é uma ação executada a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, voltado a financiar projetos de inclusão produtiva e acesso ao mercado, socioambientais, de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de interesse das comunidades mais pobres da Bahia nos 27 territórios de identidade da Bahia. Estão sendo investidos desde 2015, com duração de cinco anos, US$ 260 milhões.

O projeto já selecionou 502 empreendimentos em toda a Bahia, nos oito primeiro editais, totalizando um investimento de R$ 163 milhões e beneficiando diretamente 17.085 famílias. Para o Território Sisal, o total de investimentos é de R$ 12,4 milhões, e os convênios estão sendo assinados com 43 entidades da Agricultura Familiar, beneficiando diretamente 1.307 famílias de agricultores e agricultoras familiares.