Alinhamento. Palavra que define a reunião realizada em Brasília, na última quarta-feira (26) que contou com representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e representantes da defesa agropecuária de todo o país. Convocada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tratou de temas como a proposta de modernização (Agro +), Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e o Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA).

Superar a crise de credibilidade com a recuperação dos quadros técnicos e de mercados, aliados a construção do futuro com o incremento da capacidade de ciência. Essa é a meta do MAPA junto às agências de defesa agropecuária e os setores produtivos. “O destaque desse encontro fica por parte da nossa antecipação. A todo o quadro técnico da ADAB vão os parabéns pelo Projeto de Modernização que está sendo analisado pelo Governo do Estado da Bahia que vai ao encontro dessas metas propostas pelo MAPA. Ou seja, a Bahia se antecipou a esse processo e tenho certeza que será referência de modernização em todo o país”, ressaltou o Diretor-Geral da ADAB, Bruno Almeida, que participou da reunião.

PNEFA

O principal item do encontro foi o Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). Nele foram apresentados metas, obrigações e objetivos para que até 2021 a Bahia e o Brasil recebam o status de Livre da Febre Aftosa (sem vacinação). Todo o plano pode ser acessado através do site do ministério www.mapa.gov.br, ou através desse link.

a