Dessa terça-feira (08) até a quinta-feira (10) a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) está representada na 1ª Reunião do Bloco III, que vai debater as ações estratégicas do Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa (PNEFA) 2017/2026. O evento que ocorre na cidade de Natal (RN) conta ainda com as presenças de representantes dos estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e o Rio Grande do Norte. Da Bahia, o representante é o diretor de Defesa Animal, Rui Leal.

Itens como os objetivos gerais do Plano Estratégico (2017/2026), a sustentação financeira do plano, características geográficas e estruturais das fronteiras da região com impactos na transição de status sanitário, da situação atual de serviços veterinários oficiais que integram o bloco III, sem a divisa geográfica com o Bloco IV estão em debate. Além de tópicos do PNEFA, serão definidos aspectos relativos à sanidade dos suínos nos estados que compõe o bloco.

O evento é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através do Departamento de Saúde Animal (DSA). Também participam membros da Superintendência Federal de Agricultura e Serviços Veterinários Estaduais.

a