Na segunda-feira (11), mais um matadouro de aves e coelhos recebeu o Sistema Brasileiro de Inspeção de produtos de Origem Animal (SISBI). O Certificado foi entregue pelo Diretor-geral, Bruno Almeida, da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) aos sócios-proprietários da empresa PJS Indústria de Alimentos LTDA. Com isso, além da comercialização estadual, através do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) a empresa poderá realizar o comércio dos produtos em todo o território nacional.
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.
Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.
Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA já foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura (SFA), responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.