Na manhã dessa sexta-feira (08) técnicos da ADAB receberam o certificado do Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS), para atuar com ‘drones’. A solenidade aconteceu no Grupamento Aéreo da PM-BA (GRAER). Participaram do evento o Secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Lucas Costa, o diretor-geral da ADAB, Bruno Almeida, o Coronel da Polícia Militar, Paulo Uzeda, entre outras autoridades.  

O curso foi promovido pelo Grupamento Aéreo da PM-BA (GRAER). Com essa nova tecnologia a ADAB passa a dar ainda mais agilidade nas fiscalizações tanto na área de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), quanto na Defesa Sanitária Animal (DDSA) e de Inspeção (DIPA). Segundo o diretor-geral da agência, todas as diretorias técnicas vão utilizar o equipamento.

“É um avanço para a nossa agência. Já temos seis servidores formados e três inscritos para a próxima etapa do curso. Com esse equipamento a gente aumenta a eficácia da defesa e reduz custos. Na Diretoria Animal, por exemplo, poderão ser acompanhadas as vacinações assistidas, o monitoramento de aves migratórias e ter acesso aos abrigos de morcegos. Na vegetal, com o monitoramento de grandes áreas, acompanharemos o vazio sanitário da soja e do Algodão e na inspeção o monitoramento prévio de terrenos para análise de plantas nos registro de novas agroindústrias”, concluiu.


a

 

O CORPAS é reconhecido como curso de interesse pelo Exército Brasileiro. Existem quatro projetos pedagógicos, sendo três estágios e um curso. São eles: estágio para Formação de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) Classe 3, realizado pela Força Aérea Brasileira; Estágio de Operador de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) FT 100, realizado por um estabelecimento civil de ensino; Estágio de Operador de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado, promovido por um estabelecimento civil de ensino e Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS), promovido pelo Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER).


Para o Secretário da SEAGRI, Lucas Costa, essa uma parceria que fortalece a agropecuária, mas também outros setores da administração pública. “É uma política do nosso Governador, Rui Costa. Promover a interdisciplinaridade entre os órgãos, dando agilidade no serviço público, redução de gastos e potencializando as informações para toda à administração. A tecnologia está ai para colaborar com a gente. Quero parabenizar a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a todos os que estão certificados para atuar com drone”, enfatizou.

Os técnicos certificados pela ADAB são: Aldo Conceição, José Klinger, Nailton Sousa, Alessandro da Silva, Weber Marcílio, André Loula. Também participaram da solenidade servidores da SEAGRI e ADAB.  

a