Com um novo modelo de gestão, em busca de uma defesa agropecuária cada vez mais forte, a Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) chega ao território do Velho Chico com o projeto “ADAB Itinerante”. No município de Bom Jesus da Lapa, que será sede do território de identidade, o diretor-geral, Bruno Almeida, participou de diversas atividades. Dentre elas se destacam a reunião com o prefeito da cidade, Eures Riberio, que também é presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e representantes de municípios vizinhos, que ocorreu na manhã da quinta-feira (14), na sede do consórcio regional e uma visita ao Frigorífico da Lapa recém inaugurado e que recebeu investimentos do Governo do Estado.

Acompanhado do diretor de defesa sanitária animal (DDSA), Rui Leal, e de representantes da diretoria de inspeção (DIPA) o diretor-geral também visitou a sede da agência na cidade e concedeu entrevistas para rádio local. “Vamos tentar percorrer todos os municípios que serão sede dos territórios. A nossa proposta é ver de perto a situação de cada local, seja na área administrativa ou técnica para implementar medidas de modernização e fortalecimento do órgão e das atividades”, enfatizou.
a

Dois técnicos da ADAB, Irma do Amor e Adilson Pinheiro farão em parceria com as secretarias municipais e demais parceiros ações de educação sanitária e saúde pública. Essas atividades envolvem estudantes, professores da rede pública de ensino, agentes de saúde, além de comerciantes do setor. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a população da importância do consumo de produtos fiscalizados. Serão realizadas palestras, divulgação em veículos sociais, apresentação de vídeos e atividades em campo.
a

Na pauta com o presidente da UPB, Eures Ribeiro, foi debatido a descentralização dos serviços para os municípios e consórcios públicos, através da implantação dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM). “Estou muito satisfeito com a presença da ADAB aqui na nossa região. Também gostaria de agradecer ao Governador, Rui Costa, por se sensibilizar e transformar o nosso município em sede do território para a ADAB. Vamos dar todo o apoio as ações de educação sanitária, além de conversar com os prefeitos sobre a necessidade de termos os consórcios estruturados para ampliar as possibilidades de regularização dos estabelecimentos agroindustriais, fortalecendo assim a agricultura familiar”, concluiu Ribeiro.

Também participaram das atividades servidores regionais da ADAB, secretários municipais, membros da Vigilância Sanitária e agentes públicos.