Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi realizada durante toda a quinta-feira (21) a "Oficina de requisitos básicos para o funcionamento de pequenos abatedouros de aves". O evento realizado no Parque de Exposição, em Salvador, contou com a presença e apresentação de técnicos da agência, além da apresentação do diretor-geral, Bruno Almeida. As atividades fazem parte de uma série de eventos para a Formação do Sistema de Inspeção Municipal (FORMAS.I.M).

Foram abordados temas como: a Estruturação do SIM visando a adesão ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), gestão e desafios na implementação, aspectos técnicos e legais do abate de aves e o nivelamento técnico e operacional com as equipes do SIM. Na mesa de abertura do evento, Bruno Almeida, enalteceu a iniciativa e reiterou que a defesa agropecuária deve ser uma atividade compartilhada.

“Estamos participando de diversas atividades relacionadas a formação do SIM. Entendemos e apoiamos a criação do sistema municipal. A defesa agropecuária pode e deve ser compartilhada. Toda a nossa equipe estará a disposição do sistema. A SEAGRI também apoia essa ideia para que a gente possa garantir a defesa agropecuária, levando desenvolvimento para os municípios”, enfatizou.

a

O chefe de gabinete da SDR, o diretor da CAR e deputados estaduais também participaram da oficina. Uma das apresentações foi ministrada pelo diretor de inspeção de produtos de origem agropecuária, Willadesmon Santos. “A nossa palestra aqui foca na experiência do nosso serviço estadual da ADAB, que é considerado um dos melhores do Brasil, reconhecido pelo MAPA, através do SISBI. Estamos nos colocando à disposição do SIM para essa troca de experiências e comprometidos com expansão e descentralização das atividades”.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) pretende promover, além da formalização das agroindústrias, a valorização e melhoria da qualidade dos produtos de origem animal. O chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, destacou que a secretaria criou um sistema específico para gerenciar e operacionalizar o SIM: “Temos um grande investimento nos quatros cantos da Bahia, em vários cenários para agricultura familiar, assistência técnica, consumo produtivo, agroindústria, através dos nossos projetos, a exemplo do Bahia Produtiva e Pró-Semiárido e o Mais Ater. Hoje, consolidamos essa estratégia, com a primeira oficina para os técnicos contratados pelos consórcios aderirem a esse sistema”.

Mais de 160 representantes de municípios baianos participaram da oficina.

a