Na tarde dessa terça-feira (28) a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) fez a doação de cinco toneladas de frango para as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). As aves foram distribuídas entre as 53 creches comunitárias apoiadas pelo programa Mais Infância, executado pelas (VSBA). A entrega foi realizada no Palácio da Aclamação, em Salvador, e é resultado de uma parceria entre a entidade socioassistencial e a ADAB.

Congelada e própria para o consumo, toda a proteína destinada às creches foi apreendida durante uma fiscalização de trânsito realizada pela agência. "Numa das barreiras móveis montada pela ADAB, foi identificada essa carga sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), que é um documento obrigatório. O infrator perdeu toda a carga, na qual realizamos uma inspeção e constatamos que poderia ser consumida. A parceria com as Voluntárias nos permitiu entregar os alimentos para essas creches", destacou Bruno Almeida, diretor-geral da agência.


a

A coordenadora do Mais Infância, Eva Alencar, lembra que esta é a terceira entrega do tipo feita pelas VSBA. "A escolha das creches tem a ver com a carência que cada uma está passando. Hoje, as 53 vão levar cerca de 100 quilos de frango, quantidade capaz de manter as refeições das crianças por pelo menos um mês. É muito gratificante fazer parte desse momento, pois acredito que quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós", afirma.

Fundadora e diretora da creche Criança Esperança, que funciona há 21 anos no bairro de Santo Inácio, Elisabete Mendonça conta que "os produtos recebidos hoje vão permitir complementar as refeições das 174 crianças que a instituição atende durante um mês inteiro. É uma doação que significa muito para todas as 53 creches escolhidas".

Mais Infância

O Mais Infância foi idealizado pela primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, e está em execução desde março de 2017. Com ações pedagógicas, a iniciativa amplia a qualificação dos educadores que lidam com crianças de 0 a 5 anos, atendidas pelas creches comunitárias. Outro resultado percebido em função da existência do Mais Infância é a melhor integração e socialização dos pequenos com as próprias famílias.

Em 2019, o programa vai promover dez encontros, com perspectiva de reunir 500 educadores que, além de Salvador, atuam em creches de cidades como Mucugê, São Francisco do Conde e Candeias.