Representantes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) participaram, na última semana, da segunda reunião do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Aftosa (PNEFA) do Bloco IV, realizada na cidade de São Paulo. Na pauta, o andamento do plano estratégico 2017-2026 dos estados participantes do bloco. O responsável técnico da agência baiana do PNEFA-BA, Antônio Maia, apresentou os dados da Bahia, além do planejamento estratégico.

 

Com o objetivo de tornar o Brasil livre da Aftosa sem a vacinação, 102 ações deverão ser cumpridas pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e pelas agências estaduais. O evento contou com a participação dos estados de Sergipe, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

Segundo Antônio Maia, a Bahia segue implantando ações para cumprir os índices exigidos pelo MAPA. “Em relação ao cumprimento do plano de ação nos destacamos em comparação aos outros estados do bloco. Há uma percepção do ministério que os estados estão atuando individualmente, porém é fundamental que nós possamos trabalhar dentro das metas do bloco”, pontuou.

 

Também participou da reunião o técnico da ADAB, Noure Cruz.

 

A próxima reunião do PNEFA será sediada em Salvador, em abril 2020.


A