O Território Chapada Diamantina cada vez mais é reconhecido como um espaço com diversas possibilidades de produção de produtos saudáveis e sustentáveis, como café, morango, uva, vinhos, lúpulo e óleos essenciais.

Para verificar a possibilidade de alianças produtivas entre a agricultura familiar da Bahia com o setor privado, gestores da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) visitaram empreendimentos produtivos no município de Morro do Chapéu, neste sábado (06).

O titular da SDR, Josias Gomes, afirmou que ficou surpreso com a diversidade de produtos cultivados na região: "Queremos levar esses exemplos pra que outros produtores da Bahia possam produzir com a mesma qualidade. O Governo da Bahia é parceiro dos agricultores e Morro do Chapéu mostra que possui alternativas importantes para fortalecer a economia do estado". 

A equipe contou com presença do chefe de gabinete da SDR, Jeandro Ribeiro, do assessor Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Ivan Fontes, do superintendente da Agricultura Familiar (Suaf), Ademilson da Rocha (Tiziu) e do diretor da Superintendência Baiana de Assistência Técnica (Bahiater), Márcio Hirata. 

A programação contou com uma visita à plantação de morangos e tomates do Sítio Arcanjo, de lúpulo, de insumos para óleos essenciais e a um produtor de queijos.

O Governo do Estado só por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SD, está investindo R$9,5 milhões no Território Chapada Diamantina. São 1.242 famílias beneficiadas com investimentos em 30 empreendimentos em diversas cadeias produtivas.

Para o assessor da CAR, Ivan Fontes, a visita a essas unidades deixa a convicção de que é necessário criar arranjos institucionais: "Esses arranjos vão ajudar a potencializar essas atividades produtivas, articulando assistência técnica, crédito, acesso a mercados, dentre outras demandas".