A 10ª edição da Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (Feirafes), que será realizada na Praça da Jazida, no município de Valente, entre nos dias 09 e 10 de agosto, contará com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Durante a Feirafes, a SDR irá promover o seminário territorial Parceria Mais Forte, que tem como objetivo apresentar e avaliar as políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento produtivo da agricultura familiar.

Nesta quarta-feira (10), o secretário da SDR, Josias Gomes, recebeu representantes da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (Fatres), entidade organizadora da Feirafes, para alinhar e planejar as atividades que serão realizadas: “Segundo os estudos, nós não usamos mais do que 10% do potencial que o sisal tem, só se usa a fibra, por isso que durante a Feirafes, dentro do nosso seminário, vamos avaliar as outras possibilidade de uso. Estaremos presentes para prestigiar a produção da agricultura familiar, dialogar com agricultores, vereadores e prefeitos, sobre os desafios que impactam diretamente na produção do Território Sisal”, salientou o secretário”.

De acordo com Urbano Oliveira, presidente da Fatres, mais de 1000 agricultores de 50 municípios estão envolvidos na Feirafes, que tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária do Território Sisal. Ele também destacou que “o seminário Parceria Mais Forte será um encontro muito importante para toda região sisaleira”, pois, além da comercialização o evento também é um espaço de formação, exposição e leilão de animais, além de apresentações culturais. “O importante da feira é a troca de experiências, vendas e divulgação dos produtos da agricultura familiar”, complementou Urbano.