A região de Valente será movimentada na sexta-feira e sábado (9 e 10) com a presença de agricultores de 50 municípios baianos que participam da 10ª Edição da Feira da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária do Território do Sisal (Feirafes). No primeiro dia do evento, uma palestra do Coordenador Estadual de Prevenção e Controle da Cochonilha do Carmin da ADAB (Agência Estadual de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia), Albany Leite Lopes, vai atualizar os pecuaristas e produtores sobre a praga Dactylopius Opuntiae, que ataca a palma forrageira, um eficiente suporte alimentar para a cadeia produtiva animal, provocando prejuízos para o agronegócio pecuário.

 

No semi-árido a palma é usada também na alimentação humana e é essencial durante o período de seca. Os produtores têm buscado informações da ADAB para manter livres de contaminação as lavouras da região. ”Nossa participação visa manter essa condição de sanidade, sob pena de inviabilizar a pecuária bovina, caprina e ovina do sertão baiano”, enfatiza Albany, que promove a palestra às 9h dessa sexta.

 

Além da comercialização o evento também é um espaço de formação, exposição e leilão de animais, além de apresentações culturais. A Feirafes vai acontecer na Praça da Jazida, em Valente e já se consolidou como uma oportunidade para a troca de experiências, vendas e divulgação dos produtos da agricultura familiar.


A