A Agência de Defesa Agropecuária de da Bahia (ADAB) fez parte do cronograma do II Encontro Baiano de Meliponicultura, na semana passada, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no centro de treinamento da SDR, em Itapuã. O evento reuniu representantes do sistema produtivo dos diversos municípios do estado da Bahia, Alagoas, Sergipe, Piauí, Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Amazonas, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul.

A ADAB participou com o “Painel de Políticas públicas de Inspeção, Regulamentação e Sanidade na Meliponicultura”, com a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade de Abelhas, Dra Rejane Noronha, que pontuou a importância do cadastramento dos meliponicultores na ADAB e a adoção de medidas preventivas contra a infestação causada pelo besouro Aethina túmida, que pode acometer as abelhas sem ferrão. Também a coordenadora do Programa de Segurança e Qualidade do Mel e Produtos Apícolas, Dr. Solange Veras, explicou a regulamentação dos estabelecimentos processadores dos produtos de abelhas para agroindústrias de pequeno porte e a expectativa de registro para os estabelecimentos artesanais.

O besouro Aethina tumida já foi identificado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Uma importante medida de controle é não comprar colméias, rainhas, mel e pólen de lugares onde já foi identificado o besouro.

A programação também contou com  conferências, minicursos, palestras, aula-show e clínica tecnológica, apresentação de trabalhos científicos e reunião da Câmara Setorial de Apicultura e de Meliponicultura e do Comitê de Sanidade das Abelhas. Além do Concurso de Mel de Abelhas sem Ferrão.