A Bahia produz anualmente 5,5 milhões de toneladas de soja e o grão já se configura no principal item das exportações do Estado. O potencial e as demandas da sojicultura foram debatidos durante audiência pública convocada pela Comissão de Agricultura e Políticas Rurais da Assembléia Legislativa da Bahia, nessa terça (20).“O evento reforça a importância da cultura da soja para garantir produtos de qualidade, preservando o compromisso com o desenvolvimento social da região”, enfatizou a presidente da comissão, a deputada Jusmari Oliveira.

Participaram da audiência, deputados estaduais, o titular da SEAGRI (Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura), Lucas Costa, o diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Mauricio Bacelar, o prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, representantes dos municípios do oeste, AIBA (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia), ABAPA (Associação Baiana dos Produtores de Algodão) e Aprosoja Bahia.

“A atuação dos produtores se notabiliza pela eficiência na utilização de recursos naturais”, disse o secretário Lucas Costa. Para o diretor-geral da ADAB, o governo da Bahia tem estimulado todas as frentes de produção e reforçado o apoio à logística. “Todos esses números apresentados aqui revelam a ascensão da sojicultura e vêm confirmar que a defesa agropecuária só terá sucesso com a interação entre todas as esferas de governo com produtores”. Maurício lembrou ainda que, no início do mês de setembro, uma reunião da Comissão Técnica Regional vai discutir a portaria 235/17 da ADAB que trata do cultivo e da definição de prazos para o controle do vazio sanitário da soja. “É um instrumento de grande importância para a fiscalização e ampliação da segurança fitossanitária da produção. Precisamos de todos para alcançar os resultados que almejamos”, convocou.

Com uma área superior a 1,5 milhão de hectares plantados, a soja é o carro-chefe da produção agrícola do oeste baiano, ocupando mais de 65% da área cultivada da região que responde por cerca de 5% da produção nacional e 58% da produção do Nordeste.  Os principais destinos da soja baiana são China, Japão, Coréia do Sul, Alemanha França e Espanha.