Durante fiscalização de rotina preventiva da Defesa Sanitária Animal para evitar a contaminação do rebanho e preservar a saúde da população, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) apreendeu 85 animais em situação de risco e com documentação irregular em Santa Maria da Vitória, na região oeste do Estado. “Os animais clandestinos são passíveis de provocar graves prejuízos à saúde pública e à economia do estado e do país”, destaca o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar. As cargas foram encaminhadas ao sacrifício sanitário no frigorífico de Santa Maria da Vitória sob inspeção oficial, como medida de mitigação de risco respaldada na Legislação Sanitária em vigor. 

 

Na operação foi apreendida uma carga ilegal de 25 bovinos a caminho do abate do matadouro frigorífico em Rosário, distrito da Territorial de Santa Maria da Vitória, na região oeste do Estado. Em outro momento foram apreendidos mais 60 bovinos que chegaram ao Frigorífico de Santa Maria da Vitória desacompanhados da Guia de Trânsito Animal (GTA). Os fiscais da Agência detectaram fraude nas documentações, concluindo que os animais eram de origem desconhecida e expostos a diversos fatores de risco para introdução e disseminação de doenças importantes para defesa agropecuária.


A ADAB apurou que houve tentativa de burlar a legislação, e que produtores da região cederam a GTA a terceiros para simular a legalidade dos animais. A multa aplicada foi de R$1.277 por documento cedido, uma vez que o proprietário dos animais não possuía legalmente esse saldo em cadastro. 


 A intensificação da fiscalização em postos móveis da Agência tem apresentado resultados em diversos pontos, especialmente no oeste da Bahia. Nos últimos dias, técnicos da ADAB se reuniram com produtores, representantes de associações e sindicatos, médicos veterinários autônomos, e vinculados a outras entidades com o objetivo de revisar as estratégias de combate ao trânsito ilegal de animais. Foram discutidas ainda ações do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA/BA).


A