Os benefícios para que serviços de inspeção oficiais, Estadual, Municipal ou de consórcios participem do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) nortearam o Seminário nacional que reuniu, nessa segunda (2), instituições públicas, gestores e representantes de agroindústrias, em Campo Grande (MS).  O diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), Maurício Bacelar, participou do evento e destacou a importância do encontro no fortalecimento da defesa agropecuária para assegurar a sanidade dos rebanhos e a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor. “Aqui, entramos em contato com os casos de sucesso e passamos a entender mais sobre outras experiências. A ADAB tem adotado procedimentos atualizados para manter o status que assegura a comercialização de produtos para fora da Bahia”, ressaltou Maurício.

 Uma programação especial foi pensada para o setor das agroindústrias, como a importância dos autocontroles, Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO) e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

A Bahia, através da ADAB, reconquistou, no mês de julho, a habilitação para a indicação de novos estabelecimentos com capacidade de comercializar produtos com circulação entre outros estados do Brasil. A recuperação do status aconteceu após avaliação criteriosa do MAPA que devolve a prerrogativa à Agência Baiana para retomada de indicações ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Um Plano de Ação preparado pelos técnicos da ADAB corrigiu inconformidades apontadas pelo MAPA. Alterações nas legislações específicas, treinamento dos fiscais responsáveis pelos matadouros frigoríficos, procedimentos técnicos e capacitação dos auditores, estão entre as providências adotadas para readequação do Serviço de Inspeção da Agência. Foram elencadas em um cronograma, as ações já realizadas, como também o planejamento de novas intervenções para controle laboratorial dos produtos fiscalizados.

O conjunto de ações adotado pela ADAB fez com que o MAPA emitisse o parecer favorável à confirmação da equivalência do Serviço de Inspeção Estadual ao Serviço de Inspeção Federal além da reconquista pela autarquia da habilitação para indicação de novos estabelecimentos