Seminário realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), nessa sexta (29), discutiu conhecimentos e tecnologias sobre a cadeia produtiva do mamão, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais do município de Itabela (BA).

No evento, palestras sobre produção de mudas, meleira do mamoeiro e o uso racional da água. Painel sobre ferramentas no manejo de pragas e doenças do mamão, contou com espaço para perguntas e respostas com objetivo de esclarecer dúvidas. Na plateia, 128 inscritos entre agricultores rurais, professores, pesquisadores, estudantes, técnicos e agentes da área.

A coordenadora do Projeto de Prevenção e Controle de Pragas do Mamoeiro, Flávia Fernandes, da ADAB, ministrou a palestra “O Vazio Sanitário - medida para altas infestações de viroses", apresentando o modelo de controle através da Portaria Estadual 231 de 11/09/2012 com o objetivo de reduzir a fonte de inoculo nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Serra do Ramalho, Carinhanha e Sítio do Mato, garantindo novos plantios e aumento de área após a avaliação e parecer técnico da ADAB. “Esse procedimento tem contribuído para o controle fitossanitário das Viroses do Mamoeiro na região oeste do estado da Bahia. Utilizando a metodologia de diagnóstico visual, georeferenciamento e erradicação das plantas infectadas e utilizando a educação sanitária. A ADAB vem trabalhando em parceria com os produtores de mamão.”, ressalta Drª. Flavia Fernandes.

A

O evento teve o apoio do Governo do Estado da Bahia, do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e do Sindicato de Produtores Rurais de Itabela.