A ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) participou nessa segunda (30), do 1º Seminário de Apicultura de Santo Amaro, no auditório do IF Baiano (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), campus Santo Amaro. A agência ministrou duas palestras sobre a Sanidade das Abelhas, a importância do cadastramento do apicultor e o registro do serviço de inspeção que processam os produtos da abelha na ADAB.

A coordenadora do Programa de Sanidade de Abelhas, Rejane Noronha, falou sobre as medidas que o apicultor deve adotar para prevenir a infestação causada pelo besouro Aethina tumida, praga que se espalha rapidamente por diversos estados do Brasil. “O apicultor deve manter seus enxames fortes com alimentação adequada, realizar a troca de rainhas, não comprar mel, cera, pólen e rainhas de origem desconhecida” ressaltou Rejane.  Em caso de suspeita da presença do besouro nas colmeias, o apicultor deve informar imediatamente a ADAB.

Na segunda palestra do dia, a coordenadora do Programa de Segurança e Qualidade do Mel e Produtos Apícolas, Dr. Solange Veras, abordou o registro de estabelecimentos que processam os produtos das abelhas, inspeção no serviço, detalhamento dos trâmites necessários para documentação, legislação e implantação dos programas de autocontroles nas indústrias.


a