ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) participou da reunião realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), no Rio de Janeiro, para discutir biosseguridade de produção e de agroindústrias em pequena escala, baseada em  recomendações internacionais, legislação brasileira e experiência de produções regionais.

Na pauta, os requisitos utilizados para pequenas produções como instalações e nutrição avícola, saúde animal e documentação. Também foram debatidas a Análise de todo fluxo dos ovos, considerando as Boas Práticas de Fabricação (BPF) e as Boas Práticas Agropecuárias (BPA), desde a recepção na agroindústria até embalagem e expedição, para que o produto seja biosseguro e naturalmente limpo.

A

Foram elaboradas, em conjunto, duas minutas com recomendações técnicas que servirão de subsídio para elaboração de projetos de ensino, pesquisa e extensão, publicações e, especialmente, implantação de políticas públicas. Os documentos serão  validados em quatro Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de produção e beneficiamento de ovos, instaladas pela Embrapa e instituições parceiras, em Juazeiro (BA), Nazária (PI), Itaguaí e Nova Friburgo (RJ).

Participaram professores, pesquisadores, técnicos e fiscais agropecuários, representando o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Fiocuz, Secretarias de Agricultura dos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Associação Brasileira de Avicultura Alternativa (AVAL), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); Instituto Federal (IFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF); Universidade Federal Rural Rio de Janeiro (UFRRJ), Conselho Regional de Medicina Veterinário (CRMV- BA PI e RJ) e outras instituições ligadas à agropecuária.