Agricultores e lideranças da sociedade civil organizada de Cruz das Almas, Sapeaçu, Muritiba, Governador Mangabeira e Castro Alves participaram na sexta (8) de uma audiência pública para fortalecimento da Citricultura do Recôncavo Baiano, na cidade de Cruz das Almas.

A Fiscal Estadual Agropecuário da ADAB, Suely Brito, apresentou os resultados obtidos pela pesquisa realizada pela aluna de Mestrado Profissional em Defesa Agropecuária/UFRB, Lorena Souza Rodrigues. A pesquisa traçou o perfil do citricultor do Recôncavo, a partir da aplicação de 255 questionários, distribuídos em nove municípios.

Suely Brito destacou a importância da pesquisa. ”Foram apresentadas informações acerca do tamanho da propriedade, condução do pomar, grau de escolaridade, reconhecimento e manejo de pragas, comercialização, faixa etária e gênero. As informações levantadas são de extrema relevância para a elaboração de políticas públicas de fomento à citricultura”.

Participaram representantes da SEAGRI (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura) SEPLAN (Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), BAHIATER (Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural), UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) e Território de Identidade do Recôncavo. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura de Cruz das Almas em parceria com o deputado estadual Marcelino Gallo.