Até o dia 30 de novembro, os produtores baianos devem vacinar bovinos e bubalinos de até 24 meses contra Febre Aftosa. No entanto, em todo estado da Bahia, os criadores poderão aproveitar o período estratégico de imunização da faixa etária, para vacinar também as fêmeas de 3 a 8 meses contra a Brucelose.
A Brucelose é uma zoonose (transmissíveis ao homem) e provoca inúmeros prejuízos à saúde como abortos e infertilidade e à economia, queda na produção de carne e leite, infertilidade nos animais, entre outros problemas.
A ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia) mantém o Programa de Controle e Erradicação da Brucelose na Bahia, coordenado pela médica veterinária Luciana Ávila. Segundo ela, a prioridade é preservar a saúde pública através de atos simples como a vacina e cuidados nas propriedades.”A vacinação das bezerras bovinas e bubalinas reduzem o risco de transmissão e disseminação da brucelose prevenindo a transmissão ao homem.
Declaração de Colmeias
Na quinta (13), a equipe da ADAB de Itapetinga se reuniu para revisar as estratégias dos Programas de controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose e do Programa de Sanidade das abelhas. Estiveram presentes, veterinários, gerentes técnicos e demais profissionais da gerência territorial.
“É fundamental que os apicultores aproveitem a campanha de febre aftosa para atualizar o número das suas colmeias junto à Adab. É importante que em caso de suspeita de alguma enfermidade de abelhas, a agência seja notificada."O besouro Aethina tumida está se espalhando rapidamente e já se faz presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Por isso, ao encontrar besouro suspeito, o criador deverá coletá-lo em álcool e enviar ao escritório da Adab para que possamos providenciar o diagnóstico correto”, lembra a Coordenadora do Programa de Sanidade de Abelhas, Rejane Noronha.
A comprovação de vacinação será exigida para a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) para as duas doenças. Para as bezerras mais velhas que não foram vacinadas entre três e oito meses, a recomendação é a vacina contra brucelose cepa RB51.