Para manter a citricultura da Bahia isenta de pragas importantes que podem ameaçar as lavouras do maior produtor de citros do Norte e Nordeste do país, a ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) investe forte na investigação da presença ou ausência da bactéria causadora do HLB ou Greening, responsável pela erradicação de plantações inteiras, uma vez que não tem cura após acontecer a infestação. A praga está presente nas lavouras do Espírito Santo e em Minas Gerais e a Bahia continua livre por força das ações preventivas.

O monitoramento em rotas sentinelas é inédito no país e trimestralmente são coletados insetos na Chapada Diamantina, Recôncavo, Oeste e Litoral Norte.

Na Bahia, um trabalho pioneiro em parceria com a EMBRAPA Mandioca e Fruticultura, busca soluções biomatemáticas de enfrentamento ao Greening, desde 2011, através do HLB BioMath, com a coordenação do pesquisador Dr. Franscisco Laranjeira.

Em março, o levantamento aconteceu em Cruz das Almas, Governador Mangabeira, e Sapeaçu, para a instalação experimental de ARMAS (Áreas Regionais de Manejo) que estabelecem estudos sobre a população do inseto vetor da bactéria (Diaphorina citri , o psilídeo). Assim, numa dada área, são instaladas armadilhas adesivas amarelas, depois substituídas quinzenalmente.

a

“A ADAB está na dianteira com a utilização da tecnologia em prol da defesa agropecuária através do uso de drones e mapeamento por imagem de satélite. Na Bahia existe o inseto vetor, mas a bactéria não está presente, por isso atuamos forte em ações preventivas”, reforça a coordenadora do Projeto Fitossanitário dos Citros, Suely Brito.

Tempos de pandemia

O trabalho continua através do treinamento virtual com as equipes que controlam o rastreamento. Também seguem as operações de fiscalização de trânsito e em feiras livres para impedir a entrada de material de risco proveniente de Minas Gerais.

Nas barreiras fixas, as cargas são fiscalizadas e apenas são liberadas para trafegar com a PTV (Permissão de Trânsito de Vegetais), embasada em CFO (Certificado Fitossanitário de Origem), documentação sanitária que atesta a isenção de pragas.